Não é todo mundo que consegue transformar um sonho em realidade, e quando esse desejo entra no campo empresarial a tarefa se torna ainda mais difícil. O caminho do sucesso é árduo e necessita de muito engajamento e dedicação. Foi pensando assim que a empresária Malu Pires transformou a marca homônima de chapéu em uma das referências nacionais no segmento. Foram alguns anos de planejamento e pesquisa até chegar no formato desejado, uma grife especializada em chapéus e bolsas de palha de alta qualidade, estilo e designer diferenciado.
Malu encontrou em Rio Verde, cidade do interior de Mato Grosso do Sul, a matéria-prima e a parceira para concretizar o que estava em sua cabeça. Contando com colaboração de artesãs da região, desenvolveu, usando palhas de coqueiros brasileiros, peças incríveis que caíram no gosto de celebridades como Juliana Paes, Adriane Galisteu, Larissa Manoela, entre outras.
Em uma ideia que deu muito certo, Malu Pires fundiu a moda e o artesanato. “Entramos com a visão de design e as bordadeiras com esse ofício maravilhoso. Desta maneira, com toda essa organização e planejamento, construímos algo contemporâneo e, ao mesmo tempo, precioso, minucioso,” explica a empresária.
“Trabalhamos diretamente com mão de obra especializada, o que nos permite condições éticas de trabalho e processos de produção eficientes. Para isso, os produtos são eticamente feitos à mão, criando peças atemporais usando técnicas tradicionais”, explica.
A empresária ressalta que a elaboração dos acessórios tem como foco a sustentabilidade e originalidade. “São chapéus feitos da palha de coqueiros brasileiros. Priorizamos o conforto, a sofisticação sem prejudicar o meio ambiente, é um trabalho totalmente sustentável”, destaca a empresária.
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Foi em 2017 que Malu resolveu empreender e investir em um negócio seu. Deixou a área do Direito, onde dedicou muitos anos de sua vida, e apostou na sua própria empresa. “Não foi fácil, empreender é muito complicado, exige pensar em muitos detalhes e estratégias. Está dando tudo certo, hoje estamos enviamos nossos produtos para todo o Brasil, de norte a sul”, comemora.
Sua marca visa descomplicar a moda e, principalmente, trazer o chapéu para a realidade atual, fazendo releituras das peças que são um clássico atemporal. Os chapéus vão desde os modelos mais tradicionais, como o clássico Panamá, até peças mais ousadas e descoladas. O cliente pode escolher o acessório mais adequado à ocasião, além de poder personalizar a peça.
Malu conta que o objetivo da marca é criar um conceito ligado à nobreza dos materiais, ao artesanato fino e à história da marca, e não às tendências e logotipos. Mesmo com seu ar moderno, maneira de criar as peças ainda relembra as tradições. Desde o trançado da palha à pigmentação natural, o trabalho é feito, à mão, pelas artesãs da região.
O modo tradicional de confecção agrega valor ao seu trabalho, que ela conta ser focado, também, na sustentabilidade. “Decidimos incorporar a sustentabilidade desde o início. Sentíamos que tudo já era muito industrializado, feito em larga escala, sem uma história por trás do produto”, diz Malu.
“Acreditamos que estamos desenvolvendo uma marca com alta qualidade, e nós, que somos também consumidoras, tempos esta preocupação em mente. Queremos sempre trabalhar com produção manual para nosso produto ter uma certa exclusividade”, completa.
A maioria das vendas é feita no site da marca, mas a Malu Pires conta tem parcerias com lojas multimarcas e plataformas de marketplace mais importantes do país. Para conhecer a grife Malu Pires acesse o site www.malupires.com.br ou o instagram @malupires.
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